A Grécia caiu na Primavera, Irlanda caiu ontem, em pleno Outono.
Portugal é referido como a próxima vítima dos especuladores.
"A Irlanda, país outrora conhecido como "Tigre Celta" pela pujança económica aparente, deverá formalizar esta semana o pedido de ajuda financeira junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE) por estar falida e não ter capacidade para convencer o exterior a vender-lhe crédito a preços razoáveis. Portugal, que tem um problema parecido, torna-se assim no próximo alvo dos especuladores internacionais em dívida soberana, alertam vários especialistas.
A Irlanda é o segundo país da Zona Euro a capitular perante os "mercados" na sequência da crise financeira e económica que começou em 2007. Depois da Grécia, que na Primavera passada foi obrigada a pedir socorro financeiro no valor de 110 mil milhões de euros ao FMI/UE por um prazo de três anos, ontem o conselho dos ministros das Finanças da UE (Ecofin), com o consentimento do Banco Central Europeu (BCE), deu luz verde à Irlanda para fazer o mesmo. (...)
(...) Segundo a edição de ontem à noite da BBC online, o valor a emprestar aos irlandeses poderá oscilar entre os 80 e 90 mil milhões de euros. A linha terá também a duração de três anos, como a grega."
Não é novidade para ninguém: por causas completamente diferentes (grande admiração!), quem será o senhor que se segue?
* não é o livro, não é o filme - paixões antigas minhas -,
é o desfecho há muito estimado, aguardado, sem ser desejado...
Sem comentários:
Enviar um comentário