
Por curiosidade, agarrei esta ideia:
Desde que me conheço por gente que leio muito. Coisas de filha única, sem irmãos ou outros meninos para brincar. Os livros infantis, de ursinhos e elefantes, em adolescente lia tudo o que apanhava, sobretudo os “proibidos”.
Hoje posso escolher, e tenho fases:
- Fases de literatura light (de cordel, apenas como entretenimento), romances, histórias dos outros, mas que poderiam ser as minhas. Fases de algo mais consistente, também tenho.
- Diariamente, leio jornais, muitos, em papel e na net. Não costumo ler revistas femininas, nem cor-de-rosa, nem de moda, nem de viagens.
- Profissionalmente, leio muita informação técnica, na área do meu trabalho. Leio tudo que me passa pelas mãos, procurando informação e reciclagem.
- Em criança e adolescente, tinha sempre que ler um pouco, senão não adormecia. Lia deitada de bruços, com o candeeiro apontado às páginas. Hoje, leio à noite no sofá, ou de dia na praia, ou na esplanada, ou no jardim…
- Leio em voz alta para a Pipoquinha [deve ser a única que tem paciência para me ouvir...]
- Não faço anotações, mas quando gosto muito de um livro, releio-o, de tempos a tempos.
- Escolho os livros pelos autores, pelos resumos de capa, pelas opiniões da crítica e de amigos. Se leio um livro de um “autor desconhecido” e gosto muito, procuro seguir a sua obra e conhecê-la.
- Não leio livros de terror, suspense [muito suspense], nem policiais. Não leio coisas que me irritam.
- Tenho vários livros “de sempre”, mas ultimamente destacaria “Para a minha irmã”, dado que o filme sob o mesmo título está em exibição.
- Gosto de livros com personagens fortes, humanas, com tal densidade que consiga imaginá-las ao meu lado. Gosto de livros com histórias de animais (gatos, cães) e emociono-me sempre, tipo Marley e eu. Se um livro não me faz chorar copiosamente, não presta [não é bem assim, mas quase…]. Gosto de livros históricos, de época e, na fase adolescente, fascinavam-me as histórias dos Deuses da Mitologia Grega, Romana, e por ai.
Enfim, gostaria de ler mais do que leio, mas nem sempre é possível…
3 comentários:
Gostei! Não leio tanto quanto gostaria porque nao tenho o habito - e o dinheiro - para comprar livros. Mas adoro ler de tudo um pouco,incluindo os rotulos dos produtos. :P
Uma delicia ler seu texto, vai fluindo leve enquanto conta sobre seus livros e manias.
beijos
Obrigada, S*, os livros são bons amigos, que duram a vida toda. Há bibliotecas, há as Feiras de Livros, há a troca entre amigos/as, mas o importante é mesmo ler e, tens razão, ler atentamente os rótulos é muito importante [bem como as etiquetas da roupa, antes de lavar, para evitar "desgraças"]:-) Bjs
Angela, também achei uma delícia o teu comentário, obrigada! Ah, e mais esta mania, que te conto só a ti: adoro olhar a estante e lembrar quem me ofereceu aquele livro, onde comprei o outro, onde li aquele...Bjs
Enviar um comentário