domingo, 13 de março de 2011

12 Março 2011 - Na Av. da Liberdade, eu vi…



Esta foto é de minha autoria, há um Albúm no Facebook

Vi crianças, adolescentes, jovens, adultos e ‘adultos-maiores (vulgo idosos). Vi cães, acompanhando os seus donos, apoiando o ‘seu’ partido. Vi professores. Vi uma jovem, numa cadeira de rodas manual, com uma perna amputada. Vi um casal de avós, com um jovem-neto com Síndrome de Down, todos 3 embrulhados na Bandeira Portuguesa. Vi um adulto numa cadeira de rodas eléctrica. Vi uma jovem de muletas (e não era entorse, pé/perna partida…). Vi jovens (muitos!) a beberem cerveja e outras bebidas (menos água). Vi pessoas a fumarem charros. Vi jovens-casais empurrado carrilhos com bébés. Vi casais de namorados, de namoradas, de namorados. Vi muito, muito lixo no chão e a Equipa de Limpeza da CML a tentar “compor” a (nossa) Avenida. Vi pessoas a pisarem os canteiros, subirem às estátuas, cantarem e ‘dançarem’.

Vi a Nação sair à rua, em festa…De todos os estractos sociais, económicos, etários...

Não estou “à rasca, nem à rasquinha”, nunca estive, sempre me 'desenrrasquei'…felizmente, pertenço à geração intervencionista e ’progressista’, com bastante conforto económico e social (e como éramos intervencionistas!, apesar de todos os quadrantes políticos, religiosos e até futebolísticos). Íamos para a escola de transportes públicos, trabalhávamos nas férias grandes, saíamos muito (…e como saíamos!!!) e nunca nos faltou nada, nem nadinha, nadica mesmo, sobretudo na área da cultura: muita exposição, algumas viagens, muito cinema, livros, então, é melhor nem falar…muitos concertos e até ballet. Roupa de marca e telemóveis xpto não havia (felizmente!), nem madeixas aos 14 anos ou unhas de gel. Ginásios também não: desporto era na rua ou na Associação mais perto… O 1 ‘chasso’ veio com o 1º emprego (normalmente, da treta!) e saímos todos de casa dos pais com normalidade, ie, antes dos 30 anos e independentes.

Mas é a evolução! Nada mais que a evolução dos Tempos...

Não sou saudosista (sou mais feliz hoje do que quando era garotita!) …apenas tenho muito orgulho de mim, da minha geração e, sobretudo, dos meus Amigos: dos jovens que fomos e das pessoas que hoje somos!

Na Av. da Liberdade, esta tarde, vi muito, muito mais…e gostei de ver, mas agora, gostava de ver o resto…

Esta 'participação' na Manif. deu conversa pela madrugada fora, até às 4h da manhã, com F. a 'insistir' para eu não ir, podia haver problema, blábláblá...prometi manter-me afastada de todo e qualquer eventual 'problema' e o resultado está à vista e foi super-positivo!

Sem comentários: