
Que boa notícia : na Privada, também, já agora…Se faz favor!
“Estes pedidos dos sindicatos no Estado acontecem depois de este ano a função pública ter recebido o maior aumento salarial da última década (2,9%), entretanto ampliado em termos de poder de compra pela descida não prevista e abrupta da inflação para níveis negativos (-1,6% a meio do ano). Também no sector privado, as empresas negociaram aumentos tendo em conta um cenário para a inflação que não se veio a verificar - ao todo, segundo dados do INE até Junho, os salários no privado subiram 2,7%, também o maior aumento da década (que regista em média uma estagnação quase total das remunerações, em linha com o crescimento da economia). Estes valores, combinados com a situação de crise, levaram já à subida da pressão por parte das confederações patronais, como a CIP e a CTP (Turismo) - pressão para aumentos menores no sector privado e, também, sobre o governo, para ser moderado no aumento que serve de bússola para os privados.”
"No entanto, não perder ou mesmo ganhar poder de compra pode significar aumentos magros - a previsão mais recente para a inflação em Portugal em 2010, do FMI, é de 1%. "
"Aumentos moderados no privado No sector privado, as confederações empresariais já avisaram que as negociações na concertação social (com sindicatos e governo) vão ser difíceis - Francisco Van Zeller, da CIP, defende muita moderação nos aumentos (incluindo no salário mínimo nacional) para não agravar os problemas de competitividade da indústria portuguesa, em especial a de baixo valor acrescentado, como o têxtil e o calçado."
"As previsões mais recentes das consultoras de recursos humanos, como a Mercer, apontam para aumentos ligeiros face ao ano anterior (cerca de 0,5 pontos) para todas as categorias hierárquicas em 2010: os aumentos rondam em média os 2%."
Em época de “vacas gordas”, os administradores, gestores e outros “ores” dividem os lucros entre si…Instalada a Crise, não pode haver aumentos, porque não há inflação (?!), mas sim manter postos de trabalho e outras justificações patéticas.
Enfim, mais do mesmo!
Ah, eu gostava [muito!!!!] de saber os rendimentos do Sr. Van Zeller…Pior que isto só mesmo Saramago e o "seu" Caim...É muito, muito à frente!
Sem comentários:
Enviar um comentário