O diário XII de Miguel Torga traduzido para SMS comprova que isto não é um texto literário. O desafio foi abraçado por duas alunas, em defesa da Língua Portuguesa, tão vandalizada e tão desvalorizada pelos seus representantes – todos nós.
A escrita num blog deve ser perfeita, ie, é preciso ter [algum] talento e ideias criativas, ou no mínimo, interessantes (e não as que conduzem às “audiências” e que obtêm comentários do género “sinto exactamente o mesmo” ou “este texto podia ter sido escrito por mim”) ou literalmente nenhuma das duas. Eu não consigo ler blogs em linguagem sms, desculpem, eu preciso mergulhar nas palavras e senti-las vivas e pulsantes.
A escrita numa sms está limitada por caracteres,. No entanto, permite emitir uma informação rápida - lembram-se dos telegramas, facturados à palavra, incluindo os endereço s?! Pois, é desse género… - , não é preciso contar a história da nossa vida…A SMS permite-nos, tranquilamente, escrever. “Estou atrasada, + 15 minutos, sorry, até já” – notaram a educação?!. Não permite tão facilmente: “Estou atrasada porque o raio do trânsito não desenvolve, isto tirá-me do sério, desculpa lá, mas devo demorar ainda mais um quarto de hora”…As explicações [caso haja necessidade] são para quando, enfim, chegarmos, senão comprometem ainda mais o suposto atraso. Isto é apenas um exemplo, no fundo, devemos simplificar a nossa vida: fala-se demais e diz-se de menos…
A escrita num blog deve ser perfeita, ie, é preciso ter [algum] talento e ideias criativas, ou no mínimo, interessantes (e não as que conduzem às “audiências” e que obtêm comentários do género “sinto exactamente o mesmo” ou “este texto podia ter sido escrito por mim”) ou literalmente nenhuma das duas. Eu não consigo ler blogs em linguagem sms, desculpem, eu preciso mergulhar nas palavras e senti-las vivas e pulsantes.
A escrita numa sms está limitada por caracteres,. No entanto, permite emitir uma informação rápida - lembram-se dos telegramas, facturados à palavra, incluindo os endereço s?! Pois, é desse género… - , não é preciso contar a história da nossa vida…A SMS permite-nos, tranquilamente, escrever. “Estou atrasada, + 15 minutos, sorry, até já” – notaram a educação?!. Não permite tão facilmente: “Estou atrasada porque o raio do trânsito não desenvolve, isto tirá-me do sério, desculpa lá, mas devo demorar ainda mais um quarto de hora”…As explicações [caso haja necessidade] são para quando, enfim, chegarmos, senão comprometem ainda mais o suposto atraso. Isto é apenas um exemplo, no fundo, devemos simplificar a nossa vida: fala-se demais e diz-se de menos…
Cá por mim, cada vez tenho menos que dizer, porque considero que só devemos abrir a boquinha quando temos algo de importante para o mundo, caso contrário, é mantê-la fechadinha, para não entrar mosca!
Em compensação, escrevo como o caraças …e leio, até leio Miguel Torga em versão SMS.
Em compensação, escrevo como o caraças …e leio, até leio Miguel Torga em versão SMS.
Sem comentários:
Enviar um comentário