Há algum tempo que troquei as tradicionais 12 passas (uma por cada badalada da meia noite, como todos sabemos) por 3 simples uvas, frescas, gorduchas e coradinhas, cada uma simbolizando ‘um desejo‘.
O motivo é simples: na vida, não há uma lâmpada de Aladino, com um Génio disponível para satisfazer os nossos caprichos. Temos que nos esforçar para os alcançar, como todos sabemos… assim, devem ser exequíveis: não adianta pedir a Lua, ela nunca vai ser nossa…
Portanto, vejamos, o que poderei concretizar em 2011?
Sem dúvida alguma tudo aquilo que tento todos os dias, mas, nesta noite (apesar de ser, apenas, uma Passagem), com mais intensidade.
Saúde: posso procurar (ainda) uma alimentação mais saudável, aumentar a prática de exercício…abandonar os cigarritos também seria uma boa opção!
É extensível aos que me rodeiam, implementando melhores hábitos de vida.
Uma uva: Saúde para mim e para os que me rodeiam e amo incondicionalmente.
Emprego: posso ser mais tolerante, mais paciente…(mas custa-me tanto!). Posso ser menos exigente e mais compreensiva em relação a mim e aos outros…
Uma uva: paciência e tolerância (impossível não citar o clássico: “Deus, dai-me paciência, porque se me Dás Força…eu bato neles!”), respirar fundo ante cada idiotice.
Afectos: eis o registo mais ambíguo, mais indefinido, sendo o mais abstracto: posso amar melhor (também posso amar mais, mas se amar melhor ganho qualidade de vida e, logo, Felicidade), manifestando afectos que me invadem o coração… Amar perdidamente “os amores da minha vida”.
Uma uva: relativizar, dar algum descanso ao desconfiómetro e ao cepticismo que teimam em reinar, muitas vezes contra a minha vontade.
Estes são os principais desafios a que me proponho diariamente - muitas vezes em vão, sou obrigada a reconhecer - , mas que hoje ganham outra dimensão, porque foi convencionado que a mudança de uma ano civil implica Mudança (leia-se Esperança) nos nossos pequenos-grandes-Universos.
Considero que o optimismo gera a energia necessária para dar a volta aos fardos, por vezes árduos, mas que o pessimismo conduz a uma passividade que não me convence.
Vamos tirar as mãos dos bolsos, arregaçar as mangas e …mãos à obra: façamos um Excelente 2011 e que o saibamos merecer!
… todos os dias do ano!
Sem comentários:
Enviar um comentário