sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As previsões, as sondagens, as legislativas…e nós






A uma semana das Eleições, é com surpresa que recebo a notícia de existirem 15% indecisos nas suas intenções de voto.

É [muito] importante votar. Dizer que é um Dever é um cliché.

Voto porque, como alguém disse, a Democracia em Portugal está “constipada” e este resfriado arrasta-se, arrasta-se [poderia dizer “E dura, dura…”, numa fácil alusão às famosas pilhas do coelhinho de tambor, mas além de ninguém pagar a publicidade, é a terminação de uma palavra que abomino: Ditadura. Abomino-a, seja de Esquerda, seja de Direita].

Exerço o meu Dever de voto em homenagem às pessoas, sobretudo mulheres [e alguns homens, decerto] que muito lutaram para que eu hoje possa votar. Para que eu possa circular livremente pelas ruas. Para que eu possa ausentar-me do país, sem autorização de uma homem [pai, irmão ou marido]. Para que eu possa vestir calças se me apetecer. Para que eu possa ter bens [casa, carro e outros] em meu nome. Para que eu possa casar com quem quero. Para que eu possa trabalhar e ganhar o meu sustento, sem dar contas a ninguém e geri-lo como me apetecer. E por muitas, muitas outras coisas.

Enfim, eu voto, porque sou um ser livre e pensante, capaz de tomar decisões [nem sempre acertadas, mas isso será outro capítulo, ie, outro post…].

Eu voto para poder refilar depois: se não ganha o partido da minha simpatia, é fácil, “Ah, eu não votei neles!”. Se o contrário acontece e não são bem sucedidos: “Ah, coitados, eles bem querem fazer, mas a Oposição não deixa…”

Portanto, está à espera de quê?!
Por si, Vote.
Vote em quem quiser e pelos motivos que lhe apetecer, mas Vote.
Levante o rabiosque do sofá, deixe a Playstation ou a net e vá votar. Talvez encontre algumas pessoas, conhecidas ou não, talvez dê dois dedos de conversa com um(a) desconhecido(a), talvez tropece numa casca de banana [mas só depois de ter votado, ok?, até lá, veja onde põe os pés, se faz favor], sacuda a inércia, esta apatia que nos ensombra e Vote.

Se não for pedir demais…claro!

1 comentário:

S* disse...

Claro que vou votar... nunca prescindo desse direito.